Considerações históricas
Malta é uma povoação situada na freguesia de Pinhel, concelho de Pinhel, distrito da Guarda. Da sua origem pouco se sabe, a não ser que, no início do século XIX, viveu na povoação um cavaleiro da Ordem de Malta o que explica a designação por que hoje é conhecida.
População
A povoação de Malta conta hoje com uma população residente estimada em cerca de 330 habitantes. Os eleitores inscritos nos cadernos eleitorais da Freguesia de Pinhel e residentes na povoação de Malta são cerca de 320 eleitores.
Actividades industriais e comerciais
Empresas de Extracção de Granito;
Fábrica de Tintas;
Serralharia;
Construção Civil;
Estabelecimentos de Restauração e Bebidas;
Posto de Abastecimento de Combustível;
Oficina de Pneus;
Empresa de Transportes;
Empresa de Jardinagem, Venda de Produtos Agrícolas entre outros.
Outros elementos
Associação Recreativa, Desportiva, Cultural e Social;
Campo Desportivo;
Centro de Dia;
Rodoviária Nacional (com ligações à Guarda e a Trancoso);
Transporte Público;
Igreja;
Cemitério;
Casa Murtuária;
Tanques públicos;
Forno público.
Limites Projecto Lei da localidade de MALTA
"Os limites da localidade de Malta, conforme representação cartográfica anexa, são os seguintes:
A Norte, faz fronteira com a freguesia de Pinhel, do caminho para Pala até à estrada de SouroPires, seguindo em direcção a Pinhel até ao caminho de Gaiolos que acompanha até ao sítio da Lage Branca, virando depois à esquerda na Estrada Nacional 221 perto do marco 9-158. Ao Km 159,1, vira para o caminho do Vale Negrão até à Ribeira da Pega.
A Nascente, faz fronteira com a freguesia de Vascoveiro, do caminho de Ricão até Ribeira Pega, Alto da Falifa, Alto da Serra.
A Sul faz fronteira com a freguesia de Lameiras, do cruzamento da Estrada Nacional 221 ao Km 161, seguindo a estrada para Lameiras até à Quinta do Tavasco em direcção ao Alto da Sapatela e depois ao Alto dos Barreiros até ao caminho do Ricão.
A Poente, faz fronteira com a freguesia de Souropires, do cruzamento da Estrada Nacional 221 ao Km 161, seguindo o caminho do Ouriço até ao caminho da Pucarinha e este último até à estrada Malta-Souropires. Desta estrada até ao caminho conhecido por Quelha dos Judeus, da Quinta dos Moços até ao caminho dos Marrões, virando depois para o caminho da Vale das Casas e seguindo ainda os limites da freguesia de Souropires até ao caminho de Pala.", IN Projecto de Lei nº 393/IX.